quarta-feira, 23 de outubro de 2013

FAN, afirmação e moda

A edição anterior do FAN foi a primeira a dar visibilidade à moda como uma arte dentro do festival. A partir daí, houve oficinas de estética, turbante e seminário, assim como uma capacitação para modelos. Naquele ano, apresentações de moda fecharam o evento, mas o sucesso foi tanto que, desta vez, abriram o FAN 2013.

A moda no FAN está longe de passar pelos estereótipos superficiais ou fúteis e se sustenta principalmente no campo político e cultural, em especial, no caso da moda afro-brasileira. Vale ressaltar, no entanto, que apesar de todo o referencial histórico, essa arte está em constante diálogo com as questões do mundo atual, o que a torna completa, já que une tradição e contemporaneidade. 

Curioso como o fortalecimento e a luta da moda nesse setor sofreram diversos questionamentos, inclusive se havia ou não esse tipo de expressão, identidade. Ora, desconsiderarmos essas criações será o mesmo que afirmar que nossa influência passa apenas pela Europa. E é sabido que não é bem assim. Quando usamos um turbante, não estamos simplesmente enfeitando a cabeça. Estamos nos posicionando politicamente, reafirmando de onde viemos e qual é nossa ancestralidade.

Atualmente, é impossível não pensar na expressão da moda afro-brasileira, mesmo quando não há eventos como o FAN. Para se ter uma ideia, quando foi feito o Seminário de Moda Afro-Brasileira no FAN anterior, mais de 70 profissionais do Brasil se inscreveram. Assim, é visível os tantos profissionais que atuam nessa área – profissionais esses que, além de vestirem seus clientes, também usam o que propõem. São pessoas que se posicionam, uma vez que há opções para qualquer ocasião: alta-costura, cotidiano, social, urbano, tudo.

A partir daí, deixamos a questão: devemos usar uma roupa afro apenas em momentos específicos? Será que, em muitos momentos, não estamos apenas a nos fantasiar de africanos, de afro-brasileiros, ao invés de nos expressar a partir de quem somos, de fato? 

(post escrito a partir de uma conversa esclarecedora com Makota Kizandembu Kiamaza, assessora de moda e coordenadora de manifestações populares do FAN-2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário