sábado, 26 de outubro de 2013

A ocupação e as Artes da Cena

Ocupar é definitivamente uma das principais características do FAN, desde o seu princípio. Por se tratar de uma mobilização de expressões de matrizes africanas, pode-se enxergar as questões sem se limitar a áreas espaciais. São as ruas sendo ocupadas como cena, pela cena, a partir da cena, através da cena. Apropriação essa, voltada não apenas para afrodescendentes, mas também por toda a população, de todas as cores, cenas, subjetividades.

O FAN, desde a sua inauguração, levanta questões para (e com) a cidade, no que diz respeito à identidade. Quando temos a oportunidade de focar em um ponto específico e crucial como este, ou seja, a relação da descendência de matriz africana no Brasil, conhecemos nossa própria história. A partir daí, temos condição de nos apropriarmos com mais consistência de todos os espaços: sejam externos, sejam internos.

Mas, afinal, estamos a falar das “Artes Cênicas” ou das “Artes da Cena”? O FAN 2013 entende que a segunda nomenclatura é mais justa, quando propomos um olhar que veja a especificidade de cada expressão como a dança, teatro ou ópera, por exemplo. Além disso, podemos finalmente abrir espaço para as novas criações, como aconteceu com a performance.  A partir daí também é possível entender a cena em um sentido mais amplo, em que a não definição não se refere apenas ao espaço físico, mas ainda, ao lugar onde se dá a atuação.

A troca nas artes da cena também pressupõe um momento de generosidade entre o artista e o público. Assim, torna-se possível perceber os espectadores como elemento essencial da cena. Daí os artistas trabalharem tanto, a ponto de entrarem em um estado de atuação para que se concretize uma interação efetiva. O interessante é que quanto mais esse estado é explorado, pesquisado, investigado, mais possibilidades de criação podem surgir, fazendo com que a cena seja um lugar cada vez mais diversificado.


(post escrito a partir de uma conversa renovadora com Rui Moreira, coordenador das Artes da Cena do FAN 2013)

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